Sem esperança da aprovação e pagamento do 14° salário do INSS em 2022, segurados questionam as chances da proposta ser aprovada por Lula em 2023.
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que propõe o pagamento do 14° salário para segurados e dependentes do INSS. No entanto, o abono adicional ainda deve passar por diversas comissões até que siga para o Senado.
Proposta de abono adicional do INSS deve seguir para 2023
O Projeto de Lei do 14° salário do INSS, o PL 4367/2020 deve passar pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania. Passará também pela Comissão de Direitos da Pessoa Idosa e Administração e Serviço Público, e, assim, siga para o plenário da Câmara.
Sem tempo hábil para ser colocado em prática ainda em 2022, o 14° salário deixará de depender da sanção presidencial de Bolsonaro e deverá passar pela mesa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assume o cargo de chefe do Executivo no próximo dia 1° de janeiro.
Pagamento do 14° salário do INSS
Se aprovado, o pagamento do 14° salário do INSS deve ser limitado em dois salários mínimos. O projeto, que esteve parado na Câmara por meses, tem o intuito de reparar os impactos financeiros causados pela pandemia do Covid-19 entre 2020 e 2021.
A proposta visa ajudar o segurado do INSS que recebeu qualquer um dos benefícios do instituto no ano de 2022, sendo voltado principalmente para pessoas de baixa renda.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom | shutterstock.com